quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

TÂMARA
A fruta das Arábias
por Virgínia Brandão

A tâmara é um fruto  de cor avermelhada, polpa fibrosa e sabor agridoce. Altamente nutritiva, é o alimento básico no mundo árabe, onde é consumida de diversas formas.

Diz-se que um beduíno resiste três dias de marcha com uma única tâmara: “No primeiro come a pele, no segundo dia o fruto e no terceiro o caroço”. Essa inocente frutinha, que por aqui costuma ser mais consumida na época natalina, sem que a maioria de nós sequer imagine suas propriedades nutritivas, no deserto torna possível a vida.

Por isso, a tamareira é considerada uma árvore sagrada e mágica há milhares de anos nas regiões onde são cultivadas. Simbolizam a união entre céu e terra. 
O Brasil não produz tâmaras mas é um grande importador deste produto.
A tâmara é muito nutritiva por conter proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas, sobretudo, a vitamina C -  ácido ascórbico, entre 50 e 100 vezes mais do que a banana, 8 a 17 vezes mais do que a laranja, de 75 a 150 vezes que as peras, e 50 vezes mais do que a maçã.
Ricas em fibras, as tâmaras são uma excelente fonte de potássio, ferro e cálcio, e contém, pequenas quantidades de vitamina A, B1 e B2 que variam de 0,05 a 0,06mg/100g da polpa. Possui, ainda, uma substancial quantidade de ácido nicotínico (vitamina B3), necessário para a circulação adequada e pele saudável, ajudando no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. Também, reduz o colesterol e melhora a circulação, além de ser eficaz no tratamento da esquizofrenia e outras doenças mentais.
Conhecido por seus efeitos tranqüilizantes, que faz com que seja considerada um anti-estressante natural por sua capacidade de relaxar e a sensação de bem-estar que proporciona. Por conter triptofano, que estimula a formação de melatonina, quando ingeridas antes de dormir, podem contribuir para a regularização do sono e o combate à insônia. Costuma-se dizer que a ingestão de três tâmaras diárias proporciona é um verdadeiro passaporte para uma vida longa e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário